Programa #GPemEquilibrio
Gerente do Programa: Alércio Bressano
Relatório de Status do Programa 012 – 11/04/2017 (Reunião de Voluntários do Programa)
Parecer do Gerente do Programa sobre andamento dos trabalhos:
Neste dia estiveram reunidos os seguintes voluntários do programa #GPemEquilibrio: Carol Campos, Greyce Barreto, Ana Cris, Manoel Ptak, Alex Moura, Michelle, Marcus e Alércio.
O gerente do programa seguiu a pauta e abordou os seguintes pontos:
1. Todos devem ficar atentos nos próximos dias, pois o projeto 10 está sendo finalizado e os voluntários irão conduzir o processo de assinatura do termo de compromisso e confidencialidade a serem feitos por todos os participantes dos projetos a partir de 2017;
2. Os GP’ dos projetos 8 e 9 finalizados e os GP’s dos projetos 10, 11, 12, 13 e 14 devem listar nome completo dos voluntários e carga horária realizada nos projetos de cada um. Essas informações irão compor os certificados que serão confeccionados e entregues a cada voluntário de cada projeto para turbinar seu curriculum com horas de experiência em projetos;
3. Cada gerente de projeto, ao assumir essa atribuição, tem que garantir o seguinte:
– regularidade no contato pelo grupo, não exceder qtd de reuniões e praticar gerenciamento de projetos para manter voluntários engajados e agregar valor (sem valor as pessoas não mantém o interesse no projeto – gestão de expectativas de stakeholders);
– atentar para o número de voluntários da equipe, marco de finalização da iniciação e planejamento, desde o inicio manter as metas dentro do cronograma, não exceder marco do encerramento após execução;
– o objetivo dos nossos trabalhos não é somente o resultado do projeto em si, mas o aprendizado e vivência no gerenciamento de projetos pelos voluntários;
– gerenciar projetos não é fazer documentos, mas ter a atitude de colocar em prática os processos e técnicas ao longo do projeto através de atitudes;
– se os projetos forem feitos com parceiros, fazer relatório ao final com benefícios/visibilidade proporcionados à empresa e enviar formalmente ao responsável para agradecer o apoio no projeto (fazer relacionamento).
4. Foi definido no projeto 12 a utilização de Agile/Scrum e num próximo projeto a ser definido será utilizado Prince2 (premissa de ter participantes com vivência em gp);
5. Selecionar mais líderes para facilitação nos projetos, estudos do programa, iniciar estudos de portfólio e outros modelos para aplicação prática;
6. Projeto 15 será da vida profissional e o objetivo será a realização do processo de auditoria nos projetos do programa e a revisão da metodologia (criada no projeto 7) para fazer as atualizações necessárias.
Roadmap com os projetos do programa atualizado e sessão de desenvolvimento de líderes finalizada.
Alércio Bressano
Gerente do Programa