*Projeto 24 – Vida Profissional – Programa #GPemEquilibrio*
Gerente do Projeto: Marcio Souza
PMO: Erica Rodrigues
Gerente do Programa: Alércio Bressano
Relatório de Status do Projeto 003 – 09/05/2018
Em 09/05/2018, as 19:15h, aconteceu a segunda reunião, via Hangouts, do Projeto 24.
Participaram desta os gerentes de área – Alysson Moura, Catarina Gomes, Clarissa França e Enock Alves, a PMO, Erica Rodrigues e o gerente do projeto, Marcio Souza.
Foi questionado inicialmente aos gerentes de área à respeito da experiência de cada um no decorrer dessa primeira Sprint, assim como suas dificuldades. Como feedback tivemos, principalmente, o fato de estar praticando a gerência dos artefatos na prática, a interação com a equipe e o desafio do cumprimento dos prazos. Todo esse primeiro contato, de fato, além da teoria.
Outro ponto foi à respeito da falta de interação dos voluntários durante as reuniões diárias. Frisamos a importância de se participar ativamente dos questionamentos e direcionamentos dados pelo gerente de projeto e PMO. Os gerentes se comprometeram a realizar cobranças a outros gerentes de área para um melhor andamento do projeto.
O cumprimento dos prazos por área foi um item bastante cogitado. Por coincidência, estávamos na data limite do prazo para entrega dos artefatos, até 08/05, e alguns gerentes não haviam realizado. Para estes, foi solicitado que se manifestassem e tiveram a entrega prorrogada ate dia 09, às 20h. Um exemplo real foi o da área de Aquisição, onde não conseguimos evoluir na fase de execução sem que ele esteja devidamente autorizado e atualizado.
A partir disso, esse risco foi inserido e devidamente mitigado para tomada de decisão assim que se fizer necessário.
Sobre as ferramentas, o Trello foi uma que não foi bem assimilada por todos. Nessa situação, o gerente do projeto se comprometeu a reorganizar as tasks e dar uma melhor orientação àqueles que estao com dúvidas em sua utilização.
Outros pontos no decorrer da reunião:
. Estudo sobre o Jogo da Torre
. Modelo de ofício para pedido de patrocínio
. Contato com o PMIEF
. Prazo extra para os gerentes que assumirem outras áreas – 48 horas.
. Como seria o “modelo” adotado para a aula. Provavelmente haverá jogo.
. A importância de lançar no grupo os artefatos depois de prontos, a fim de se estimular a comunicação e interação com demais voluntários
. Atualizações diárias dos resultados
. Definição de etária ideal do público alvo da aula: 15 a 16 anos – 1º ou 2º ano
. Realização do Kickoff e planejamento do projeto, a pedido do gerente do programa.
Em relação aos próximos passo, etapa de execução, fizemos um alinhamento geral de como otimizar a comunicação e próximas ações.
. Prospecção de patrocínios: até 16/05/2018.
. Pesquisa e definição da escola pública para realização do evento: até 12/05/2018.
. Definição da escola: 13/05/2018.
. Visitar escola, apresentar projeto e obter autorização da coordenação: 14/05/2018.
. Definir quantidade de ministrastes da aula e modelo de apresentação: 14/05/2018.
. Revisão dos artefatos: 14 a 15/05/2018.
. Autorização do PMIEF Internacional para uso da marca: 15/05/2018.
. Cotações: 15 a 16/05/2018.
A reunião foi finalizada reforçando os principais pontos relacionados à participação e engajamento de cada voluntário e na melhoria do desempenho do time nesta 2ª Sprint.
*Marcio Souza*
Gerente do Projeto 24 – Vida Profissional
Programa #GPemEquilíbrio