*Projeto 24 – Vida Profissional – Programa #GPemEquilibrio*
Gerente do Projeto: Marcio Souza
PMO: Erica Rodrigues
Gerente do Programa: Alércio Bressano
Relatório de Status do Projeto 005 – 23/05/2018
Em 23/05/2018, as 20:44, aconteceu a 5ª reunião do Projeto 24.
A reunião ocorreu 100% online, via Hangouts, com a participação de Érica Rodrigues, PMO, Marcio Souza, gerente do projeto, Alysson Moura, Catarina Gomes, Clarissa Marques, Daniela Fernanda e Enock Alves, gerentes de área.
Iniciamos com o feedback das lições aprendidas no decorrer da Sprint. A Daniela fez considerações sobre o contato realizado com o Carlos, parceiro de criação e marketing, cujo objetivo foi a criação da marca do projeto, layout das camisas, banner e portfólio com cotas para apresentação aos patrocinadores. Citou também a dependência em relação à criação da marca para andamento de outras tarefas do projeto, a exemplo da prospecção de novos patrocínio e cotações de materiais relacionados. O Alysson comentou à respeito da dificuldade de saber a quem se reportar para consegui autorização para uso da marca do PMIEF e também no tempo de retorno. Ocorreu que na sexta-feira, 18/05, recebemos um e-mail da Ana Carolina informando que o programa não autoriza o uso da marca para divulgação em mídias impressas, on/off line, camisetas e etc, podendo essas ações serem desenvolvidas e realizadas pelo próprio Chapter, em nosso caso, o PMI Sergipe. A Ana Carolina se predispôs a fazer uma conferência em 25/05, às 09:30h, horário local, para esclarecermos o propósito do projeto e entendermos melhor como funciona esse tipo de autorização. Catarina e Clarissa falaram à respeito da reunião realizada com a coordenadora e diretora da escola Francisco Portugal, onde estas se demonstraram tão interessadas que já propuseram realizar com as 3 turmas do 9º ano do ensino fundamental e que fosse realizada num sábado, sugerido em 16/06. Ficamos de enviar um e-mail à escola explicando melhor o planejamento do projeto junto com um formulário de pré-inscrição, a fim de termos uma melhor estimativa de quantos participantes efetivamente teremos no dia do eventos.
Durante a sprint review foi ocorreu um debate sobre o Jogo da Torre e como este deveria ser realizado. Uma sugestões dada foi de se trazer algo ligado à faixa etária e realidade dos alunos para uma melhor assimilação do conteúdo. Outra foi a de usar uma festa que os alunos pretendem realizar no final do ano letivo, como forma de associação. Horário de funcionamento da escola no sábado, das 08h às 11h, vimo que temos tempo suficiente para realização da aula com o jogo. Enock sugeriu a elaboração de uma fonte de consulta para maiores informações para os alunos que queiram aprimorar seus conhecimento na gerencia de projetos.
O formato para apresentação da aula foi sugerido da seguinte forma:
. 1º Apresentação do GP em Equilíbrio (20 minutos): Alercio.
. 2º Apresentação do Projeto 24 e orientações sobre o Jogo da Torre (10 minutos): definir voluntário.
. 3º Jogo da Torre (15 minutos): todos os voluntários dando apoio.
. 4º Avaliação dos resultados (10 minutos): todos os voluntários.
. 5º Apresentar associação entre o jogo e a gerencia de projetos (15 minutos): definir voluntário.
. 6º Apresentar equipe vencedora (5 minutos).
. 7º Coffee Break.
Tarefas realizadas durante a sprint:
. Apresentação do projeto à escola
. Criação do modelo de ofício e recibo
. Definição das novas cotas de patrocínio
. Estudo e debate sobre o Jogo da Torre
. Definição da nova data de realização do projeto*
. Definição da estrutura de apresentação da aula*
Conforme citado anteriormente, devido a algumas dependências, algumas tasks não foram entregues no tempo programado, ficando assim para serem realizadas na próxima sprint, juntamente com outras complementares, sendo elas:
. Prospecção de novos patrocínios
. Reunião com a Ana Carolina do PMIEF
. Criação da marca do projeto, layout da camisa, banner e portfólio para patrocínio
. Orçamento total do projeto
. Coffee Break: definição de quantitativo para aquisição
. Confecção das camisas e banners*
. Aquisição do material para o jogo
. Uso do Trello
Importante: Os itens sinalizados com * serão apresentados ao Sponsor para análise e aprovação.
Reunião finalizada com a apresentação da logomarca do projeto e layout da camisa, onde todos sinalizaram positivamente a aprovação de ambos. Algumas sugestões e cobranças se fizeram pertinentes, realizadas pela PMO, Erica Rodrigues. Todos assumiram o compromisso de manter o engajamento e se dedicar ainda mais nesta decisiva fase do projeto.
*Marcio Souza*
Gerente do Projeto 24 – Vida Profissional
Programa #GPemEquilíbrio