Projeto 35 – Vida Profissional 💛 – Programa #GpemEquilibrio ❤️💛💙💚
Sponsor do Projeto: Débora Sales
PMO e Gerente do Projeto: Thales Gomes de Miranda
Mentor e Gerente do Programa: Alércio Bressano
Relatório de Status do Projeto 005 – 24/03/2020
No dia 24/03/2020, terça-feira, 21:00 às 22:31, foi realizada a reunião da cerimônia de encerramento da Sprint 02 do Projeto 35 juntos aos voluntários (Jackson, Matheus, George, Mayara, Júlia, Thais e Thales) e a Sponsor (Débora Sales).
Durante a reunião o GP reforçou a importância de continuarmos o nosso projeto independente das adversidades. Explicou que a equipe de Riscos alinhará com todos pelo grupo o andamento e as tratativas para a situação que se encontra o Brasil e mais precisamente Aracaju com relação ao COVID-19. Reforçou a importância do compartilhamento das informações/dúvidas e interações dos voluntários no Grupo Whatsapp Projeto 35 #GPnaEscola006.
Os voluntários aproveitaram para sugerir, tirar dúvidas sobre as atividades da Sprint e demais questões encontradas no decorrer da realização da atividade.
A Sponsor, pediu a palavra e relatou alguns procedimentos sugeridos para seguir com as cerimonias da Reunião SCRUM (Review, Retrospective, Planning).
Foi abordada o acompanhamento das atividades encerrando a Sprint2, alinhada a retrospectiva de cada participante, com seus pontos positivos e negativos, confirmando as entregas e expondo os resultados de desempenho da equipe. Foi discutida também a lista proposta de tarefas do Cronograma e alinhada as atividades necessárias para a próxima entrega no Sprint planning.
Pontos Positivos:
Maior sincronia e engajamento do time do projeto;
Um melhor desempenho em desenvolver o plano de gerenciamento da qualidade através de consultas aos projetos anteriores.
Melhor entendimento dos processos envolvidos em cada área de projeto (PMBOK);
Apoio do GP e Sponsor no esclarecimento de dúvidas;
Engajamento da equipe do projeto em meios os desafios atuais do pais e da capital Aracaju.
Pontos Negativos:
Dificuldade Cumprimento dos prazos acordados, compartilhamento das informações e solicitação de apoio para entrega das atividades;
Melhorar o acompanhamento do time no grupo;
Dispor de informações do projeto no grupo do projeto;
A falta da participação da equipe na definição dos requisitos do projeto
Gerenciamento e alinhamento das atividades do dia a dia com as atividades do projeto;
Falta de compartilhamento dos planos das áreas de conhecimento e discussões a respeito para que então todos possam de fato participar do planejamento do projeto proposto.
Resultado da Sprint 2
Foram concluídas 18 atividades das 23 que foram distribuídas na Sprint 02. O Time teve 78% de aproveitamento.
Discutir e Revisar a declaração de escopo e EAP;
Revisão do Termo de Abertura;
Validar TAP;
Revisão do Plano de Gerenciamento do Escopo;
Revisão do EAP do Produto;
Revisão do EAP do Projeto;
Revisão da Especificação do Escopo;
Revisão do Plano de Gerenciamento de Custos;
Revisão do Plano de Gerenciamento de Riscos;
Revisão do Plano de Gerenciamento da Qualidade;
Revisão do Plano de Gerenciamento de Partes Interessadas;
Revisão do Registro das partes Interessadas;
Revisão do Plano de Gerenciamento de Aquisições;
Revisão do Plano de Gerenciamento de Recursos;
Revisão do Plano de Gerenciamento do Cronograma;
Revisão do Plano de Gerenciamento do Projeto;
Revisão do Plano de Gerenciamento de Comunicação;
Validação de Documentação de Planejamento.
Atividades Pendentes:
Definição das dinâmicas e premiação do evento;
Definição da estratégia de marketing;
Mapeamento dos patrocinadores;
Revisão do Orçamento, fluxo de caixa e inscrições – (Linha de Base Custo);
Revisão do Criação do Cronograma.
Foi aberta a Sprint 3 com a criação de sua Planning, as atividades definidas foram:
Prazo de encerramento Sprint3, 31/03/2020. O Marco mais importante para alinhamento do projeto é o contato com o Patrocinador Rotary 13 de Julho, representado pelo Adenilson.
Atividades até a próxima Sprint:
Definição das dinâmicas e premiação do evento;
Definição da estratégia de marketing;
Mapeamento dos patrocinadores;
Revisão do Orçamento, fluxo de caixa e inscrições – (Linha de Base Custo);
Linha de Base Cronograma;
Revisão dos Riscos (Individual e Geral) e Matriz de Riscos do Projeto;
Plano de resposta aos Riscos;
Definir responsáveis Riscos;
Elaborar Texto para divulgação Evento #GPemEquilibrio e Escolas;
Elaborar Formulário para Inscrição Participantes Alunos;
Elaborar Formulário para Inscrição Participantes Voluntários;
Elaborar Modelo para Controle do Roteiro Evento;
Definir Sugestão do Evento com temas;
Elaborar Apresentação para escolas;
Levantar Escolas Públicas e elaborar checklist;
Alinhar Escopo e Risco COVID com Rotary 13 de Julho – Adenilson;
Elaborar Pesquisa de Satisfação.
Por fim, a equipe do Projeto pontuou rapidamente a respeito do cumprimento do prazo acordado na reunião, assim como, a solicitação de apoio para dúvidas e realização da tarefa. A Equipe se comprometeu em compartilhar as informações do Projeto e discuti-las com o time.
Foi solicitado pelo GP e Sponsor Debora a atualização da ferramenta Trello, que a equipe se coloque a disposição para apoiar o time e não espere que alguém peça ajuda ou cobre retorno. Notificar com antecedência que não irão cumprir o prazo das tarefas e pedir apoio para não comprometer a Sprint acordada com o time;
Cordialmente,
Thales Gomes de Miranda
Gerente do Projeto 35 – Vida Profissional 💛