Projeto 35 – Vida Profissional 💛
Programa #GPemEquilíbrio ❤💛💙💚
PMO: Thales Fonseca
Sponsor do Projeto: Debora Sales
Gerente do Projeto: Breno Pinho Menezes
Mentor e Gerente do Programa: Alércio Bressano
Relatório de Status do Projeto 001 – 10/03/2020
Na terça-feira do dia 10/03/2020, foram realizadas duas reuniões, iniciando às 19h30, a 1° reunião teve a participação de Alércio Bressano, Debora Sales, Thales Fonseca, Breno Pinho e Adenilson, diretor do Rotary Club 13 de Julho, acompanhado de Carla e após sua finalização, às 20h30 iniciou a 2° reunião com Alércio Bressano, Debora Sales, Thales Fonseca e Breno Pinho.
Na 1° reunião foi presentado por Alércio para o representante do Rotary Club 13 de Julho toda a ideia do projeto 2° RYLA e #GPnaEscola006, alinhando todas responsabilidades de cada entidade (Rotary e Instituto O Mentor) neste projeto.
Conduzida por Debora, a 2° reunião teve as seguintes orientações abordadas:
- As ferramentas que são utilizadas no projeto, como Dropbox, hangouts, Trello, grupo do Whatsapp:
1.1 Dropbox: centralização de toda documentação do projeto, de preferência usar a versão desktop e sempre editar o documento na pasta do Dropbox para sincronização automática para que todos tenham acesso aos documentos atualizados;
1.2 Grupo de Whatsapp do projeto: todas as informações referentes ao projeto devem ser discutidas no grupo para centralizar as informações e ter transparência. Todos os dias interagir no grupo para estar ciente e participar das decisões;
1.3 Grupo de Whatsapp do Conselho do Programa: todas as informações relacionadas aos Sponsors, orientação ou tirar dúvidas para o GP, aprovação do status report;
1.4 Hangouts: todas as cerimônias de Sprint Review, Sprint retrospective e Sprint Planning são on-line, sem necessidade de serem presenciais e semanalmente de duração 1h para gestão e, não, execução;
1.5 Trello: gerenciamento das entregas da Sprint;
- O Status report deve ser entregue o quanto antes, após todas as reuniões realizadas, com registro fotográfico incluindo o nome do projeto, título da reunião e a logomarca do Instituto O Mentor, #GPemEquilíbrio, Jobconnect, Rotary Club de 13 de julho e novos parceiros quando for o caso. Publicar no Conselho para aprovação, depois de aprovado deverá ser publicado no grupo do Whatsapp do projeto e da comunidade #GPemEquilíbrio;
- O GP ficará com as áreas de integração e cronograma do projeto;
- Estrutura da 1° reunião presencial de apresentação do projeto para o time:
4.1. Recebimento dos termos de compromisso;
4.2. Apresentação do programa, orientações e regras;
4.3. Alinhamento de expectativas;
4.4. Utilização das ferramentas;
4.5. Apresentação do projeto;
4.6. Condução do restante da reunião pelo PMO
4.7. Definição de como e quando ocorrerão os eventos do Scrum (Sprint, Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective);
4.8. Definido das áreas de conhecimento para cada membro;
4.9. Elaboração do Project Model Canvas;
4.10. Definição do backlog da 1° Sprint;
- As horas necessárias de dedicação para o projeto sugeridas são 4h mínimas semanais pelo programa. Cada voluntário deverá informar o tempo que irá se dedicar no projeto. Essas horas são relacionadas a gerenciamento do projeto e, não, de execução.
- A Sponsor do projeto ficou responsável e disponibilizou após a reunião o termo de responsabilidade, links de estudos, estrutura das pastas e templates dos documentos no Dropbox do Projeto 35, quadro de atividades do Trello;
- Solicitação do Sponsor do Programa para as próximas reuniões de orientação do Projeto para o GP dos projetos seguintes é que tenha uma apresentação visual de todos os processos e orientações, que Thales como PMO possa revisar toda a documentação, processos do programa, acompanhar e atualizar o Checklist do PMO e Programa;
- Intuito de todos do Conselho, Alércio, Thales e Debora é de apoiar e ajudar sempre;
Debora Sales
Sponsor do Projeto 35 – Vida Profissional 💛
Programa #GPemEquilibrio ❤💛💚💙